Choque digital – crise impacta transformação digital profissional

Choque digital - crise impacta transformação digital profissional

A transformação digital pode ser acelerada pela covid-19 

A pandemia do novo coronavírus, a COVID-19, trouxe sofrimento e mudanças visíveis em diversas áreas e mercados. Apesar da Saúde e Economia serem as áreas mais impactadas, a repercussão se estende para muitos departamentos, sendo necessário uma reorganização das empresas para continuar tocando os seus negócios.

Vimos áreas como compras online, educação à distância e investimentos em saúde pública serem impulsionadas. 

Em paralelo, a realidade do que esse processo de transformação implica é muito mais difícil do que parece e muitos percebem o quão complicado pode ser percorrer esse caminho enquanto tentam manter seus negócios o mais próximo da normalidade. 

Imaginar o que o futuro nos reserva e planejar estratégias é um mistério e no momento que estamos vivendo, isso se tornou ainda mais complexo. Será que quando as medidas de isolamento acabarem, essas empresas aproveitarão a oportunidade e continuarão o processo de transformação digital ou voltarão à forma anterior de conduzir negócios?

O que é a transformação digital? 

A transformação digital já não é mais coisa do futuro, ela está acontecendo. Sistemas integrados, máquinas autônomas, comunicação em multicanais e experiência omnichannel são alguns dos exemplos desta nova era.

Apesar da transformação digital já estar acontecendo, ela ainda é uma curiosidade. Por isso, muitos encaram essa reestruturação dos padrões de negócio como algo simples. 

A transformação digital não implica apenas em  ter um blog ativo e estar nas mídias sociais, mas é um fenômeno que abrange diversos áreas e cada área configura necessidades diferentes. Nesse caso, constatamos que, necessidades diferentes requerem tecnologias diferentes. Esse talvez seja o maior desafio das empresas que não são digitais, reconfigurar sua estrutura de trabalho e enxergar a tecnologia como peça-chave no negócio.

Algumas situações que podem ser otimizadas com a transformação digital:

  • relacionamento com o cliente;
  • automação de processos;
  • digitalização de infraestrutura;
  • obtenção e manipulação de dados;
  • adaptações ágeis do modelo de negócio da empresa;
  • transformação da cultura organizacional.

Assim, os empreendedores devem entender o que é necessário a partir de cada perspectiva. Desse modo, é possível implantar as tecnologias específicas para que elas funcionem de forma coerente com o todo. 

Inovações que chegaram para ficar

Algumas tendências tecnológicas já estavam acontecendo antes da pandemia e ganharam força. Elas foram e continuarão sendo aceleradas, contribuindo para trazer mais resultados sobre os negócios, na nossa forma de trabalho, na produção de bens, nos estudos, nos serviços médicos e em como nós nos divertimos.

A agilidade e a criatividade são essenciais para os negócios se reinventarem. 

Restaurante se adaptando às entregas, lives que substituíram eventos ao vivo, serviços prestados por meio de ferramentas digitais, entre outros. Resumindo, essas adaptações necessárias têm levado pequenos e grandes negócios a rever sua atuação no mercado.

Transformar um negócio dessa maneira não é simples e requer coragem. Os elementos principais incluem: migração de sistemas, modernização de software, melhoria na experiência do cliente usando a tecnologia e criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e flexível. Mudanças que já passaram a ser usadas graças a pandemia provocada pela Covid-19. 

O momento resultou em adequações de curto prazo, mas deve ser vista como uma passagem, uma migração a caminho da transformação digital, oferecendo mais opções a clientes e funcionários.

Neste sentido, precisamos compreender que somos todos iniciantes nessa transformação. Olhar o que vem adiante é a nossa condição de vida e de mercado.  Portanto, não há muito lugar para quem seja resistente. As coisas estão mudando, e vão mudar ainda mais. 

Considere cuidadosamente ter essas premissas como a base do processo de transformação digital da sua empresa. Cada empresa possui uma necessidade, verifique as necessidades da sua e aplique ações que sejam oportunas para o seu caso. 

Agora que você já conhece algumas ações possíveis para conseguir acompanhar a transformação digital no mercado de trabalho. Compartilhe comigo suas ideias para integrar o mundo digital. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn