Soft skills e Hard Skills: você sabe o que é e como desenvolvê-las?

Soft skills e Hard Skills

Entenda definitivamente o que são e seus impactos

O mercado de trabalho se modifica a todo momento e cresce o número de organizações que procuram não apenas as qualificações e competências técnicas dos profissionais, mas também, conhecer as aptidões pessoais e comportamentais de cada um.

Com o intuito de conhecer melhor os candidatos em um processo seletivo, tem sido comum que os recrutadores estejam atentos a várias habilidades essenciais, que podem ser separadas em duas categorias: Soft Skills e Hard Skills.

Para que você conheça o real significado dessas habilidades e como ambas andam juntas no meio corporativo, criei este artigo com o conceito de Soft skills e Hard skills e como desenvolvê-las. Acompanhe!

O que são as Soft Skills? 

São habilidades pessoais e intangíveis que um profissional possui que não podem ser comprovadas por meio de certificações ou cursos e sim, pela convivência, um bate-papo durante a entrevista ou pelas dinâmicas realizadas em processos seletivos.

São aptidões mais difíceis de serem identificadas por isso é importante conhecer o candidato muito além da apresentação do seu currículo, pois pode ser que ele não tenha as características que compactuam com a cultura da empresa. Como por exemplo: liderança, facilidade para comunicação, espírito de equipe e etc.

O que são as Hard skills?

Diferente das Soft Skills, as Hard Skills são as habilidades técnicas que um profissional  possui, e que podem ser comprovadas por meio de diplomas e certificados. É todo o aprendizado que ele conquistou e pode ser demonstrado de forma tangível.

É possível desenvolver habilidades Hard e Soft Skills?

Quanto às Hard skills, fica claro que a cada nova qualificação em seu currículo você já estará desenvolvendo esta categoria de habilidade. Já as Soft Skills, mesmo que apresentem mais dificuldades, é perfeitamente possível uma pessoa desenvolver essas habilidades que contribuirão para o desenvolvimento de sua carreira, como senso de liderança, capacidade de resolução de conflitos e proatividade, por exemplo. 

Como desenvolver Soft Skills?

As soft skills não são técnicas. Como dissemos anteriormente elas são habilidades que podem ser desenvolvidas. Para aprimorá-las, você precisa se conhecer e buscar identificar quais são seus pontos fortes e fracos. 

Alguns passos que podem te auxiliar nesse desenvolvimento, são:

Autoconhecimento 

Autoconhecimento é uma palavra que se explica por si só, mas cujo processo exige uma reflexão bastante profunda. Podemos dizer que é quando você tem clareza de sua personalidade, das suas atitudes e de suas emoções diante de situações e adversidades que são enfrentadas e vivenciadas em sua jornada.

Imersão 

Participe de atividades que fogem da sua zona de conforto. Ou seja, a dica aqui é realmente realizar uma imersão no cenário para o qual deseja se qualificar.

Treinamentos

Procure por cursos que sejam realmente competentes para você se desenvolver e aprimorar suas habilidades.

Tenha referências

Seja onde for, foque nas qualidades e nas experiências de pessoas que alcançaram objetivos semelhantes ao que você almeja. Se inspire no que elas possuem de melhor e aprenda com o comportamento delas.

Feedback

Verifique se suas mudanças comportamentais foram sentidas e se seus líderes ou qualquer outro colega de trabalho possuem indicações de pontos de melhoria em você.

Separamos na sequência uma lista com habilidades que os candidatos precisam desenvolver para conseguir se destacar no mercado de trabalho. São características que você pode já possuir e aprimorar, ou que podem ser desenvolvidas:

  1. Comunicação eficaz
  2. Liderança
  3. Negociação
  4. Ser positivo
  5. Trabalhar sob pressão
  6. Planejamento
  7. Trabalhar em equipe
  8. Empatia

Essas são algumas das Soft Skills buscadas e necessárias atualmente.

Nem todos desenvolvem as habilidades da mesma forma, e isso é absolutamente normal devido aos diferentes tipos de vivências e experiências. É isso que garante a individualidade de cada um.

O importante é saber que as soft skills são habilidades que precisam ser desenvolvidas de forma contínua e que sempre poderão ser aperfeiçoadas. Sendo assim, vale a pena se conhecer e buscar reconhecer as suas capacidades de acordo com as exigências do mundo corporativo.

Um profissional considerado completo é aquele que sabe alinhar seus conhecimentos técnicos às suas capacitações pessoais e se desenvolver em cada uma dessas áreas. 

Que tal, a partir do que você aprendeu aqui hoje, você iniciar agora um processo de autoconhecimento? Se você sentir falta em determinada habilidade, seja ela Soft ou Hard, não espere surgir uma oportunidade, porque seu desenvolvimento começa agora! 

Ficou alguma dúvida sobre essas habilidade? Então confira meu canal, que lá eu explico um pouco mais sobre essas competências.

COMPARTILHE

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn